sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Agir, Transformar e Inovar na ULBRA

Começou na noite desta quarta-feira (18.11) o Salão de Extensão, X Fórum de Pesquisa, XVI Salão de Iniciação Científica e Mostra de Ensino (Feira das Profissões), que é realizada pelas Pró-reitorias de Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, e Pesquisa e Pós-Graduação da ULBRA, no prédio 16 (antigo Museu). O tema oficial do encontro é Agir, Transformar e Inovar.


O reitor da ULBRA, Marcos Fernando Ziemer, destacou a importância do movimento para promover a educação, durante a cerimônia de abertura. “Estou feliz em ver este grande evento em nossa Universidade, o Ensino, a Extensão e a Pesquisa caminhando juntos. Com o apoio de todos vamos seguir o movimento de construção de uma nova forma de construir saberes. Este movimento é incentivado no início e depois ele acaba se tornando algo natural e que gera grandes benefícios para a Instituição”, comentou.


Segundo o pró-reitor adjunto de Graduação, Pedro Antonio Gonzàles Hernàndez, para ensinar é preciso compreender o que se tenta passar para o aluno. “Debater um tema tão amplo em tão pouco tempo é um grande desafio. A Universidade de Bologna, na Itália, foi quem primeiro difundiu o conceito de que para ensinar é preciso primeiro compreender o conteúdo; desta forma o professor consegue ser efetivo dentro da sala de aula. Os conteúdos precisam ser atualizados constantemente para podermos agir, transformar e inovar”, declarou.

Já o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Erwin Francisco Tochtrop Júnior, falou a respeito de soluções. “Como é importante termos estes espaços para o diálogo. Entendo que mais importante que dominar o conhecimento é preciso dominar o desconhecido. Está na essência do ensino superior a resolução de problemas. No âmbito da pesquisa, projetamos o futuro, traçamos projeções, buscamos com a inovação científica solucionar problemas de maneira criativa”.

Ricardo Rieth, pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, salientou a importância de atividades extensionistas para a formação do indivíduo. “Nada substitui o conhecimento e a interação de um professor com seus alunos em sala de aula. Existem rankings de melhores universidades que é muito discutido por não levar em conta uma série de itens. As atividades de extensão ajudam o estudante e o professor na maturação dos conteúdos aprendidos em sala de aula. Este Salão busca mostrar inúmeras atividades desenvolvidas por nossa Universidade para a comunidade acadêmica e também para a comunidade em geral”, finalizou.
Durante a cerimônia da abertura, os participantes puderam assistir uma performance da estudante de Artes Visuais, Daniela Karg, na apresentação intitulada Marés, que fez um apelo pela consciência coletiva para a preservação das fontes de águas. Daniela integra o projeto de extensão comunitária a Arte e Interculturalidade: um fazer especial.


Após as palestras, os participantes assistiram também a um desfile de moda promovido pelo curso de Design de Moda, com o apoio do curso de Estética e Cosmética da Universidade. As peças desfiladas foram produzidas por alunas, e já foram utilizadas na Semana Acadêmica dos cursos de Design da Universidade. Para os desfiles em que a ULBRA está representada as futuras estilistas contam com o auxílio de maquiagens e penteados desenvolvidos pelas acadêmicas de Estética e Cosmética. As modelos deste desfile foram alunas do Colégio ULBRA Cristo Redentor.






O Salão de Extensão, X Fórum de Pesquisa, XVI Salão de Iniciação Científica e Mostra de Ensino (Feira das Profissões) reuniu diversos trabalhos desenvolvidos por estudantes e professores da Instituição.

 










Nenhum comentário:

Postar um comentário