segunda-feira, 14 de maio de 2012

Design de Moda: capacitando para gerar renda


Contribuir para a capacitação de pessoas ligadas a uma determinada comunidade é o objetivo de um projeto extensionista promovido pelo Curso Superior de Tecnologia (CST) em Design de Moda da ULBRA Canoas.
Sob a orientação e supervisão das professoras Débora Quaresma e Mariana Castro, o Projeto Atelier Comunitário de Moda busca capacitar para a geração de trabalho e renda, mulheres que pertencem a três associações localizadas nos bairros Bom Jesus e Jardim Carvalho, de Porto Alegre. Copearte, Santa Rita e Asmobras são organizações da região leste da Capital, que atuam como facilitadoras para mulheres da comunidade qualificando-as na área de costura e artesanato.
A parceria entre as entidades e a Universidade já está rendendo frutos, pois a primeira aula já foi realizada na tarde da última segunda-feira (07.05). Em um primeiro momento foram ensinados conceitos e técnicas básicas de informática; depois as docentes Débora e Mariana aplicaram técnicas de moda, nos laboratórios específicos da área.
“Queremos proporcionar experiências ligadas à área de moda, na qual seja possível resgatar a criatividade, com referência nas vivências das alunas nas suas respectivas regiões. Ao abrirmos as portas da ULBRA, estamos criando vínculos fortes com a comunidade”, enfatizou Débora. Os estudantes de Design também são beneficiados, pois podem auxiliar nas tarefas assistenciais.
Uma das mulheres que está sendo beneficiada pela iniciativa é Helena Fagundes, tesoureira da Copearte. “Dentro da região leste os grupos estão se articulando em redes para gerar renda sustentável. Pedimos apoio aos profissionais do Design da ULBRA para qualificar nosso trabalho”, concluiu Helena. O projeto terá encontros quinzenais e as oficinas e os cursos serão ministrados no campus Canoas e também na comunidade das associações.



http://www.ulbra.br/design-de-moda/noticia/2778/design-de-moda-capacitando-para-gerar-renda/

Nenhum comentário:

Postar um comentário